Prezado Usuário, EM BREVE o Sistema de Compras Eletrônicas RS liberará novas versões do seu sistema.
O que haverá de novo nestas versões que estão para serem liberadas?
PARA TODOS OS USUÁRIOS
1 – Obrigatoriedade de confirmação do e-mail registrado no cadastro do usuário credenciado
Passa a ser obrigatória a confirmação de um e-mail válido registrado no credenciamento do usuário, somente através deste endereço eletrônico o usuário poderá receber ou recuperar a sua senha eletrônica e receber avisos do sistema, caso opte por recebê-los.
Ao se autenticar no sistema, se o e-mail estiver incorreto ou bloqueado, o sistema solicitará ao usuário a confirmação, ou correção, do e-mail registrado no seu cadastro e a ratificação deste endereço como válido, através de confirmação da mensagem enviada para a caixa de e-mail informada.
Recebida a mensagem em sua caixa de e-mail, o usuário deverá conferir seus dados e clicar no link de confirmação para finalizar o processo de validação do endereço eletrônico.
O registro de e-mail em duas etapas reduz significativamente as chances de erro de digitação e de uso do endereço eletrônico por pessoa não autorizada.
A qualquer momento, quando autenticado no sistema, o usuário poderá realizar a atualização do seu endereço eletrônico e outros dados de contato. Para isto, página inicial do sistema, clique na guia Personalizar e nela a opção Meus Dados Pessoais disponibiliza a opção de alteração dos dados registrados no seu cadastro. O novo endereço de e-mail somente passa a ser efetivado quando o usuário completar o processo de validação.
Nível de notificação: Agora os usuários credenciados por empresa fornecedoras, poderão, individualmente, optar por quais notificações desejam receber via e-mail (ex: todos as notificações nas famílias em que a empresa está credenciada, somente das publicações em que a empresa tem proposta registrada ou nenhuma notificação).
2 – Recuperação de senha, opção [Esqueceu sua senha?] na página de autenticação do sistema
O sistema passará a enviar, para o endereço associado ao cadastro do usuário, um e-mail contendo as instruções para a alteração da senha.A qualquer momento, quando autenticado no sistema, o usuário tem a oportunidade de atualizar sua senha. Para isto utilize a opção Alterar Senha, presente na guia Personalizar da página inicial do sistema.
3 – Administração de Usuários
Nova interface para o responsável pelo credenciamento da empresa realizar a administração de usuários e permissões dos seus representantes. Esta opção estará disponível também para os usuários aos quais o responsável associou o perfil de nome Responsável.
Para utilizar a nova interface, após autenticado no sistema, a Página Inicial irá apresentar a guia Administrar e conterá a opção Administrar Usuários, nela o responsável tem acesso a relação de todos os usuários credenciados em sua empresa.
O usuário e seus representantes legais são os responsáveis pela correta utilização da senha em todas as transações efetuadas no sistema, não cabendo aos administradores dos portais (CELIC, Banrisul e PROCERGS) a responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, inclusive por terceiros.
EXCLUSIVAMENTE PARA OS FORNECEDORES
1 – Alteração no serviço de notificações, com Avisos de Publicações, enviados por e-mail
O serviço de envio de e-mails com notificações às empresas fornecedores credenciadas no Compras Eletrônicas RS foi alterado para adequações legais: Termos de Serviço e Política de Privacidade.
Comprometido com a melhoria contínua da segurança de seus usuários, com a proteção de sua privacidade e com a criação de ferramentas simples para lhe dar escolhas e controles, o sistema passa a disponibilizar o serviço de notificações como um serviço adicional.
Ao autenticar-se no sistema, o sistema solicitará ao usuário que defina quais notificações deseja receber:
- ( ) Desejo receber todas as notificações enviadas pelo sistema.
- ( ) Desejo receber somente notificações de eventos em que estou envolvido (com proposta).
- ( ) Não quero receber notificações.
A qualquer momento, autenticado no sistema, o usuário poderá consultar e alterar o nível de notificação que deseja receber. Na Página Inicial, na Guia Personalizar, opção Meus Dados Pessoais, a nova opção somente é válida para as próximas notificações enviadas pelo sistema.
2 - Proposta Eletrônica – Identificação de Marca e Modelo ofertado:
Obrigatoriedade da discriminação de Marca/Modelo, em campo próprio do sistema eletrônico, para registrar a sua proposta eletrônica, quando o instrumento convocatório assim os exigirem, sob pena de desclassificação da proposta da empresa para próxima fase quando não informados.
A discriminação de Marca e Modelo por item, em campos próprios do sistema, quando do envio da proposta eletrônica pelo fornecedor, passa a ser solicitada somente para os editais publicados após a implantação da nova versão. Os editais em andamento anteriores a data de entrada da nova versão não serão afetados pelas novas regras.
EXCLUSIVAMENTE PARA AS CENTRAIS DE COMPRAS
1 - Nova interface para cadastro dos Editais
As páginas para cadastramento de editais de licitações, dispensas e outras modalidades foram modernizadas.
O número de etapas até a publicação da oferta foi reduzido, as páginas estão mais explicativas e diversas facilidades foram melhoradas (ex: copiar ou reordenar lotes, associar famílias, navegar e editar os itens do lote).2 - Nova sala para registro dos Pregões Presenciais:
As páginas para registro de uma sessão presencial foram modernizadas, elas estão integradas aos novos padrões já utilizados na sala de disputa e no quadro resumo que você já utiliza no Pregão Eletrônico.
O credenciamento, o cadastro de propostas e a volta de fase passam a ser feitos exclusivamente pelas opções disponibilizadas fora da sala de disputa, na página de consulta às Informações da Licitação, utilize as opções (botões) Credenciar, Cadastrar Proposta e Volta Fase.
A sala para registro do Pregão Presencial ficou mais ágil e funcional, por opção do pregoeiro, nas disputas pelo valor global do lote, disponibiliza o cadastro de propostas, o envio e o acompanhamento de novas ofertas pelos valores unitários ofertados para os itens do lote (compor). Esta funcionalidade se aplica principalmente quando o lote tem diversos itens, facilitando a reformulação pelo representante legal da empresa, presente na sessão, de nova oferta de valor para o lote durante a fase de disputa (novas rodadas).
O pregoeiro permanece tendo a opção de efetuar o cadastro de propostas e lances somente pelo valor global do lote. Nesta condição os valores unitários serão exigidos e registrados somente para a proposta vencedora, restrição já existente hoje, para liberar a adjudicação do lote.
A nova sala automatiza a convocação dos licitantes em empate técnico quando da aplicação da Preferência de Contratação de Micro e Pequenas empresas (Lei Complementar 123).
Nos certames com Preferência de Contratação de Micro e Pequenas empresas a declaração de porte será solicitada e registrada pelo pregoeiro somente após a fase de disputa de todos os lotes do edital, preservando a publicação de enquadramento durante a sessão de lances dos demais lotes.
É desejável que o instrumento convocatório solicite o documento com a declaração de porte da empresa separado do envelope de proposta e habilitação, para que seja entregue e aberto para registro no sistema eletrônico, quando solicitada pelo pregoeiro, para inicio da fase de convocação das Me/Epp classificadas nos 5% (empate técnico).
3 – Proposta Eletrônica – Identificação de Marca e Modelo ofertado:
Obrigatoriedade da avaliação de Marca/Modelo na aquisição de bens que exijam está identificação para os itens ofertados, agora registrados em campo próprio do sistema eletrônico, informados pela empresa no registro da sua proposta eletrônica, sob pena de desclassificação quando exigidas e não informadas.
Na fase de abertura das propostas eletrônicas, o sistema disponibiliza ao coordenador da disputa, pregoeiro ou administrador da dispensa de licitação, as informações de marca e modelo ofertadas em campo próprio do sistema por cada um dos proponentes, para que este avalie a classifique as propostas válidas para a próxima fase ou não. Antes, estas informações constavam somente no documento de proposta comercial anexado à proposta eletrônica registrada pela empresa (anexo de proposta).
A solicitação de Marca e Modelo por item, em campos próprios do sistema, quando do envio da proposta eletrônica pelo fornecedor, passa a ser solicitada somente para os editais publicados após a implantação da nova versão. Os editais em andamento anteriores a entrada da nova versão não serão afetados pelas novas regras.
Os órgão responsáveis pelas novas publicações nos portais devem avaliar a necessidade de possíveis mudanças nos requisitos de participação e proposta em seus modelos de editais e termos de dispensa para aquisição de bens, para os novos certames a serem publicados após a entrada da nova versão em produção (obrigatoriedade da discriminação da marca e modelo ofertados em campo próprio do sistema eletrônico sob pena de desclassificação quando não informados ou divergentes dos registrados na proposta comercial anexada).
Esta é mais uma etapa no processo de modernização do sistema.
Em caso de problemas ou sugestões encaminhá-las, preferencialmente, ao responsável pelo Portal onde a sua central realiza as negociações eletrônicas (CELIC ou BANRISUL), ou entre em contato com a Central de Atendimento PROCERGS pelo número (51) 3210-3708
Atenciosamente,
Equipe Compras Eletrônicas RS