ANO 29 - Nº 204 - Montenegro - quinta-feira, 17 de novembro de 2011
REGIãO
Pregão para aquisição de quase dois mil itens
Repetir e ampliar o êxito de 2011, quando a compra de 1.776 itens abrangendo medicamentos e materiais hospitalares e odontológicos gerou uma economia média de 42,6% aos municípios. Essa é a meta do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Caí (CIS-Caí) que abriu, na manhã desta segunda-feira, processo de pregão eletrônico via sistema do Banrisul para projetar as aquisições das prefeituras na área de saúde nos próximos meses. O processo definirá um registro de preços de 1.976 produtos, com validade de um ano e participação de mais de 57 empresas.
De acordo com o secretário executivo do CIS-Caí, Agenor Rigon, o consórcio conta hoje com 23 municípios associados, dos quais 17 fazem compras via entidade regional.
"Ampliamos em 200 itens a nossa listagem em relação ao ano passado e devemos atingir ou até ampliar a economia média, marcando novamente o maior pregão do Estado e um dos maiores do País."
Ele explica que, como é feita a disputa de preços entre as empresas fornecedoras em um a um dos produtos listados, o trabalho deve se estender por cerca de 15 dias.
"Com o registro de preços nas mãos, vamos fazendo as aquisições na medida que as prefeituras fazem seus pedidos. A vantagem é a compra em grandes quantidades, o que nos dá poder de negociação. Para se ter uma ideia, de ácido acetil salicílico, são mais de 4 milhões de comprimidos."
Com esse montante, a tendência é de aquisições vantajosas para a região. "Orçamos os 1.976 itens em R$ 17,1 milhões e pretendemos fechar o pregão com esse valor reduzido a menos de R$ 10 milhões", adianta Rigon. O sistema, que é gratuito, foi implantado no consórcio mediante indicação da Prefeitura de Pareci Novo, que inclusive cedeu um funcionário habilitado para conduzir os trabalhos.
Consórcio é exemplo para outras entidades.
O fato de o CIS-Caí ter o maior pregão gaúcho do tipo para compra de medicamentos tem chamado a atenção de outras entidades semelhantes. Na manhã de ontem, além de representantes do Banrisul, a abertura do processo teve a participação da coordenadora de projetos do Consórcio Metropolitano Grampal, que abrange 11 municípios, entre eles Porto Alegre e Canoas, Cristina Redivo Marques.
"O Agenor Rigon fez uma palestra para nós expondo a experiência do CIS-Caí e então vim conferir como é feito e como funciona o pregão, na intenção de aplicar o sistema no nosso consórcio."
A coordenadora afirmou que a previsão é ter o pregão implantado no Consórcio Grampal no começo de 2012. O presidente do Cis-Caí e prefeito de São Pedro da Serra, Leonardo Müller (PTB), destacou que a entidade da região é referência nacional e destacou as vantagens do pregão.
"É uma ferramenta que atende as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, principalmente as que se referem a transparência nas contas públicas. Com certeza, é vantagem fazer compras de medicamentos e materiais dessa
forma", destacou Müller.
http://www.jornalibia.com.br
Todos os direitos reservados. (All Rights Reserved) - Copyright 2004, Jornal Ibiá
Desenvolvido por Casa Interativa Gestão Digital
Jornal Ibiá - Pregão para aquisição de quase dois mil itens Page 2 of 2
http://www.jornalibia.com.br/pop_impressao.php?intIdConteudo=84786&intIdEdicao... 22/12/2011