Os números são otimistas. O balancete do primeiro quadrimestre de 2011, apresentado pelos pregoeiros da Central de Compras do Rio Grande do Sul (Cecom-RS), indica a correção de rumo com vistas a obter o máximo de eficiência e o mínimo de despesas nas compras e contratações de serviços realizados pelo Estado. De janeiro a abril, as licitações realizadas na modalidade de Pregão Eletrônico apontaram uma economia, ao erário estadual, superior a R$ 24 milhões.
Da mesma forma, o índice percentual obtido na redução de custos também foi significativo: 17,49% aquém do valor apresentado pelo mercado. Conforme esclarece o pregoeiro Jairo Peres de Oliveira, em alguns casos este referencial é mais significativo. “Tudo depende do objeto da licitação e das propostas apresentadas pelos concorrentes, diante do valor de referência estimado pelo mercado”, analisa ele.
Jairo de Oliveira cita como exemplos os processos licitatórios para aquisição de produtos de higiene e limpeza, de pneus e de equipamentos de informática, que atingiram percentuais de economia acima de 50%. “O trabalho conjunto, e afinado, dos diferentes setores da Cecom permitiu chegar a esse expressivo resultado”, salientou a superintendente do órgão, Nizani Rita Palha Bonamigo Marquez Torres.
Jornalista Gilberto G. Maboni/Cecom-RS/Sarh; em 27.05.2011; colaboração jornalista Paulo Roberto Sbaraini Lunardi/Cecom-RS/Sarh; telef. p/contato (51)3288.1182