• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
  • Ouvidoria Banrisul: 0800 644 2200
Pregão Online
Banrisul
Abrir menu
  • 17/12/2008 15:00

Lavras do Sul fez pregão presencial utilizando sistema do Banrisul

Os certames de Pregão Presencial realizados pelo sistema do Banco podem ser acompanhados, via Internet, em tempo real.

A Prefeitura de Lavras do Sul realizou no dia 12 de dezembro último, licitação na modalidade pregão presencial com o auxílio da ferramenta de compras eletrônicas Pregão On Line Banrisul. O objeto da licitação  foi à contratação de empresa fornecedora de combustível para abastecimento dos veículos oficiais da prefeitura. A empresa vencedora foi o Posto de Combustíveis Irmãos Cantarelli Ltda, situado no próprio município, que passará a fornececer gasolina e óleo diesel.
 
A opção por usar a modalidade pregão presencial pela prefeitura de Lavras do Sul, reforça o posicionamento do Banrisul quanto às vantagens oferecidas aos municípios na adesão ao Portal de Compras Eletrônicas do Banco: modernidade, transparência, economia e agilidade são algumas destas vantagens. 
 
O sistema Pregão on Line Banrisul possibilita a seus usuários o uso de vários outros recursos, dentre os quais destacamos: a cotação de preços, pregão eletrônico, dispensa de licitação por meio eletrônico, consulta de materiais e fornecedores, entre outros. 
 
Lavras do Sul é o primeiro município a utilizar o recuso da modalidade licitatória pregão presencial do sistema Pregão On Line Banrisul.
 
Conheça um pouco da história da cidade.
 
Lavras do Sul está situado na região sudoeste riograndense e possui uma população de 8.378 habitantes. Originou-se de um acampamento mineiro instalado às margens do Rio Camaquã para exploração das pepitas de ouro depositadas no leito do rio, antes disso, no entanto, há registros de que o ouro do território onde hoje é o município, foi explorado por portugueses e espanhóis.
O território do Município pertenceu inicialmente aos municípios de Rio Grande e de Rio Pardo quando a província de São Pedro possuía apenas quatro municípios ( Santo Antônio da Patrulha , Rio Grande , Rio Pardo e Porto Alegre) , depois fez parte do território de Nossa Senhora da Conceição da Cachoeira , com o passar do tempo passou a pertencer ao território de Caçapava e finalmente em 9 de maio de 1882 passou a categoria de Vila com o nome de Santo Antônio das Lavras, formada por territórios dos municípios de Caçapava do Sul e Bagé. Em 1938 passa à categoria de cidade com o nome de Lavras do Sul.
As disputas pelas terras conquistadas por Portugal e Espanha originaram tratados de limites como os de Madri e de Santo Ildefonso que tiveram suas linhas determinadas em documentos e posteriormente demarcadas, pois a linha do Tratado de Santo Ildefonso curiosamente faz uma curva sobre o território do município, justamente sobre o distrito aurífero; e, as linhas dos dois tratados unem-se justamente sobre o território do município de Lavras do Sul, formando um vértice histórico.
Os jesuítas comandando um grupo de índios construíram em terras do Segundo Distrito de Lavras o Povoado de Santo Antônio, o Novo, que desapareceu por conta das guerras guaraníticas. Houve no território a Batalha do Jaguary onde conquistadores e índios pereceram.
O Visconde do Serro Formoso, Francisco Pereira de Macedo, em 1865, recebeu o Imperador Dom Pedro II e sua comitiva que rumavam para Uruguaiana por ocasião da Guerra do Paraguai, em sua fazenda com uma banda composta por 60 escravos que tocaram o Hino Nacional Brasileiro. O Imperador que ia verificar a movimentação das tropas foi surpreendido pelo ato do cidadão lavrense que alforriou 50 de seus escravos para que fizessem parte do Exército Nacional, bem como quatro de seus filhos engajaram-se às tropas, forneceu ainda uma boa quantidade de cavalos crioulos para que servissem de montaria à tropa, por conta de que, recebeu do imperador o título de Barão, e depois, Visconde de Serro Formoso.
Foi pioneiro, o Visconde de Serro Formoso, na libertação de seus escravos tendo alforriado a todos em 1884, quatro anos antes da Abolição da Escravatura através da Lei Áurea.         
 
 
Fontes: as informações foram coletadas nos endereços eletrônicos abaixo.