Descrição das alterações:
I – No sistema de COMPRAS ELETRÔNICAS e nos PORTAIS:
1. Implementação da modalidade “PREGÃO PRESENCIAL”
O Compras Eletrônicas passa a disponibilizar a opção de “Pregão Presencial” em seu sistema, com isto as licitações nesta modalidade passam a ter registro em meio eletrônico, integrado as demais modalidades de compras eletrônicas já implantadas, sendo assim o sistema passa a disponibilizar:• O cadastro da licitação em meio eletrônico, disponibilizando assim aos fornecedores, o acesso aos editais e demais documentos dos Pregões Presenciais nos portais de Compras Eletrônicas, assim como já ocorre hoje para os Pregões Eletrônicos e Dispensas de Licitações;
• O registro das informações da sessão publica de disputa em meio eletrônico (operador registra credenciamento, propostas e lances ofertados durante a sessão de disputa), disponibilizando assim a geração automática da ata eletrônica ao término da sessão publica de disputa;
• Acompanhamento pela sociedade da sessão pública de disputa dos Pregões Presenciais pelos portais de Compras Eletrônicas, assim como já ocorre hoje para os Pregões Eletrônicos e Dispensas com Disputa;
• Publicidade das licitações nesta modalidade, via internet, nos portais de Compras Eletrônicas;
• Envio automático de e-mail aos fornecedores habilitados nas respectivas famílias de materiais ou serviços sendo adquiridos ou contratados quando da publicação de licitações nesta modalidade;
• Consulta publica às informações dos Pregões Presenciais (avisos, resultados, atas, etc) pelos portais de Compras Eletrônicas assim como já ocorre hoje para os Pregões Eletrônicos e Dispensas de Licitações;
• E todas as demais funcionalidades já disponibilizadas para as demais modalidades compras eletrônicas implantadas: fórum, sala privativa negociação, desclassificação/inabilitação com chamada próximo fornecedor melhor classificado, etc.
2. Nova opção de disputa para as modalidades de licitação eletrônica “valor PERCENTUAL” e “ordem DECRESCENTE” para as propostas e lances.
Ao cadastrar uma licitação a central de compras passa a ter mais algumas opções na escolha na forma que a disputa ocorrerá, estes informações são definidas para o sistema no cadastro de cada um dos lotes de disputa (passo 3 no cadastro licitação):• Disputa por valor percentual: O Compras Eletrônicas passa a disponibilizar além da opção de disputa por valor monetário (R$) a disputa por valor percentual (%), permitindo assim, por exemplo, em seu sistema a disputa pela “menor taxa administrativa”;
• Disputa por ordem crescente de lances: O Compras Eletrônicas passa a disponibilizar além da opção de disputa pelo menor valor ofertado, a disputa pelo maior valor ofertado, permitindo assim, por exemplo, em seu sistema a disputa pela “maior taxa de desconto”. Ambas as opções (crescente/decrescente) são válidas tanto nas disputas pelo valor monettilde;o válidas tanto nas disputas pelo valor monetário como nas disputas pelo valor percentual.
3. Pesquisa direta pelo nº. Edital
A pesquisa direta pelo nº. Edital, tanto nos portais como na área de acesso restrito, passou aceitar a busca parcial do número do edital, se para o literal pesquisado o sistema localizar mais de uma licitação com este número ou parte do número irá apresentar uma lista com as mesmas, se localizar uma única licitação irá direto para a página consulta “INFORMAÇÕES DA LICITAÇÃO”. Antes esta pesquisa exigia o edital informado por completo, do contrário não localizava a licitação.4. Nova Consulta “Relação dos Fornecedores Notificados”
Foi disponibilizado no sistema uma consulta com a relação histórica dos fornecedores notificados por e-mail quando da publicação da licitação, esta consulta apresenta a opção de imprimir a página. Hoje o sistema envia esta relação ao pregoeiro e ao responsável pela central de compras quando da publicação da licitação no sistema, para que seja anexado ao processo físico, no entanto como o e-mail não é um meio com garantia de entrega (por exemplo servidor indisponível, caixa cheia, etc), a central de compras tem agora a opção de consultar ou extrair novamente estas informações via sistema.• Esta consulta pode ser acessada a partir da página “INFORMAÇÕES DA LICITAÇÃO”, botão “Relação dos Fornecedores Notificados”.
5. Alteração logotipo (logomarca) da Central de Compras
Nova opção para que o próprio responsável pela Central de Compras possa atualizar o logotipo (logomarca) da sua central para exibição nos cabeçalhos da ata.• Foi disponibilizado no menu “Outras Funções” > “Administrar sua empresa” > a opção “Alterar logotipo da Central de Compras”.
6. Alteração de leiaute na página de consulta “INFORMAÇÕES DA LICITAÇÃO”
Alteração no leiaute da página de consulta das informações da licitação.• Na seção » LOTE foi eliminada a coluna “Detalhes:”, agora para acessar os detalhes de um respectivo lote, o usuário deve clicar no número do lote que deseja consultar (seção » LOTE, clique na coluna “Lote:” mais a esquerda da respectiva linha)
* Clique no lote para ver os detalhes
7. Alteração de leiaute na página de consulta “INFORMAÇÕES DO LOTE”
Alteração no leiaute da página de consulta das informações do lote.• Otimização das informações atuais e disponibilização de novas informações nas seções “» IDENTIFICAÇÃO e “» DADOS DO LOTE”.
o unidade dos lances: valor monetário (R$) ou valor percentual (%);
o ordem dos lances: crescente ou decrescente;
• Para usuários com permissão cadastrar licitação e/ou realizar licitação, esta consulta apresenta nova seção “» VALOR REFERÊNCIA” com o valor total estimado para o lote informado no cadastro licitação (passo 3);
• Para o pregoeiro no quadro com os lotes, nova coluna “Propostas:” com a quantidade de proposta já enviadas para o lote de disputa;
• Nova seção “» NEGOCIAÇÃO PRÓXIMO CLASSIFICADO” com registro das desclassificações/inabilitações e agendamento da negociação com os próximos fornecedores melhor classificados;
• Alteração nome botão “Realizar pregão” para “Entrar nas salas de Disputa”:
o O sistema passa a controlar automaticamente as informações e ações (botões) disponibilizadas nesta página conforme as permissões do usuário (pregoeiro, equipe apoio, fornecedor, convidado), isto viabilizou ter no sistema apenas uma consulta com as informações do lote e um único ponto de entrada nas Salas de Disputas;
o Para os usuários disponibilizou sempre a mesma visão, seja entrando pela opção de “Pesquisar” , seja pela opção “Realizar (pregoeiro) /Participar (Fornecedor)”, na versão anterior as ações disponibilizadas (botões) eram diferenciadas o que as vezes gerava dificuldade, por exemplo, se entrasse pela opção de pesquisar o fornecedor não tinha o botão “Enviar proposta” para o lote, o mesmo para o pregoeiro na opção de pesquisar o sistema não disponibilizava o botão “Reagendar”.
8. Exclusão de “Licitações em Composição”
Nova funcionalidade que permite ao usuário excluir a licitação por completa enquanto em composição.• Menu “Outras Funções > Licitações Eletrônicas > Licitações em Composição > clique no edital
o O sistema apresenta a página de consulta das informações da licitação
o Clique no botão “Excluir”, o sistema pede confirmação da exclusão.
o Na confirmação o sistema elimina as informações da licitação e de todos os seus lotes (elimina por completo o cadastro da licitação no sistema).
9. Alteração no leiaute da página “Sala de disputa”
• A sala de disputa passa a apresentar as informações:o Disputa: <Valor Total / Valor Unitário>
o Ordem dos lances: <Crescente / Decrescente>
o Unidade dos lances: <Monetária (R$) / Percentual (%)>
10. Alteração no leiaute da página “Adjudicação do Lote”
• Ao clicar no botão "adjudicar", da sala de disputa, ao pregoeiro serão apresentados mais algumas informações do lote sendo adjudicado:o Fornecedor vencedor
o CNPJ
o Valor negociado
o Unidade negociação: <Valor Total Lote / Valor Unitário Lote>
11. Consulta Gerenciais - “Economia por Lote”
• Melhorias na formatação das informações desta consulta;• Para usuários da Central de Compras, esta consulta apresenta novas informações como por exemplo “Economia em relação ao valor referência do lote”. Para tanto faz-se necessário que o usuário ao cadastrar a licitação informe para cada lote o “Valor total estimado” para os mesmos (passo 3).
II - No módulo ADMINISTRAÇÃO – para setor cadastro CELIC
1. Relação MATERIAIS, FORNECEDORES, USUÁRIOS, VALIDAR EMPRESA, HABILITAR FORNECEDOR:
• Ao selecionar a opção, as listas passam a ser apresentadas vazias e com o texto:“Informe os critérios e clique no botão Pesquisar!”
Cadastro FORNECEDOR (setor cadastro CELIC), na opção novo usuário ou edição:
• Informação usuário certificado ou não, passou a ser obrigatória.
• Cruzamento automático fornecedor certificado exige código empresa no LIC.
• Perfis usuário responsável não são mais apresentados no cadastro responsável.
• Após cadastrar um novo usuário, selecionar a empresa e incluí-lo num perfil apropriado. Se a empresa ainda não foi validada o usuário será incluído na situação ‘Não validado’ e será ativado conjuntamente na validação da empresa.
• Sistema não aceita mais que o responsável pela empresa seja do tipo "convidado", obrigatoriamente tem que ser do tipo “fornecedor”.
2. HABILITAR FORNECEDOR:
• Relação das empresas passou a listar somente empresas na situação "Ativa" ou "Pré-cadastrada" ou "Aguardando validação" antes permitia habilitar famílias para uma empresa “Excluída”;• Liberado também a opção filtro pesquisa pela situação da empresa.
3. VALIDAR EMPRESAS, somente para empresa FORNECEDOR:
• Informação usuário certificado ou não, passou a ser obrigatório a indicação desta informação, selecionar “sim” para as empresas certificadas (CFE) e “não” para as empresas cadastradas somente para participar das dispensas de licitações.• Cruzamento automático fornecedor certificado x código empresa no LIC.
• A habilitação da empresa nas famílias certificadas deve ser feita agora ANTES da validação da empresa.
• Ao validar a empresa OK, o sistema automaticamente
- Ativa os usuários cadastrados para a mesma (situação: não validado > ativo)
- Atribuição perfil automático para responsável pela empresa, para os demais usuários da empresa ), será necessário incluí-los num perfil apropriado se ainda não foi feito a associação.
o Fornecedor (NOVO) , permite realizar as operações de enviar proposta, participar, cotar preços, etc.
o Fornecedor Administrador, permite administrar perfis e usuários de sua empresa.
INFORMAÇÕES DA EMPRESA
Tipo: Fornecedor
Certificado: <selecione>
..
Exemplo das mensagens exibidas:
Mensagem críticas (erro):
Informe se o fornecedor é certificado ou não
Fornecedor certificado deve ter o código de empresa.
Empresa sem família associada. Para que a empresa possa ser validada,habilite o fornecedor nas famílias certificadas.
Mensagem sucesso:
Empresa validada com sucesso.
Para que possa participar de licitações, ela deverá estar habilitada nas devidas famílias de materiais