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  • 07/11/2006 16:00

Compras Eletrônicas - implantará nova versão do sistema em 08/11/2006

Será liberada nesta quarta-feira, dia 08/11/2006 no final da tarde, nova versão do Sistema de Compras Eletrônicas e dos portais (Estado, Banrisul e Procergs). <BR>Não deixe de conferir as novidades !!

Descrição das alterações: 

I – No sistema de COMPRAS ELETRÔNICAS e nos PORTAIS:


1. Implementação da modalidade “PREGÃO PRESENCIAL”

O Compras Eletrônicas passa a disponibilizar a opção de “Pregão Presencial” em seu sistema, com isto as licitações nesta modalidade passam a ter registro em meio eletrônico, integrado as demais modalidades de compras eletrônicas já implantadas, sendo assim o sistema passa a disponibilizar:
• O cadastro da licitação em meio eletrônico, disponibilizando assim aos fornecedores, o acesso aos editais e demais documentos dos Pregões Presenciais nos portais de Compras Eletrônicas, assim como já ocorre hoje para os Pregões Eletrônicos e Dispensas de Licitações;
• O registro das informações da sessão publica de disputa em meio eletrônico (operador registra credenciamento, propostas e lances ofertados durante a sessão de disputa), disponibilizando assim a geração automática da ata eletrônica ao término da sessão publica de disputa;
• Acompanhamento pela sociedade da sessão pública de disputa dos Pregões Presenciais pelos portais de Compras Eletrônicas, assim como já ocorre hoje para os Pregões Eletrônicos e Dispensas com Disputa;
• Publicidade das licitações nesta modalidade, via internet, nos portais de Compras Eletrônicas;
• Envio automático de e-mail aos fornecedores habilitados nas respectivas famílias de materiais ou serviços sendo adquiridos ou contratados quando da publicação de licitações nesta modalidade;
• Consulta publica às informações dos Pregões Presenciais (avisos, resultados, atas, etc) pelos portais de Compras Eletrônicas assim como já ocorre hoje para os Pregões Eletrônicos e Dispensas de Licitações;
• E todas as demais funcionalidades já disponibilizadas para as demais modalidades compras eletrônicas implantadas: fórum, sala privativa negociação, desclassificação/inabilitação com chamada próximo fornecedor melhor classificado, etc.

2. Nova opção de disputa para as modalidades de licitação eletrônica “valor PERCENTUAL” e “ordem DECRESCENTE” para as propostas e lances.

Ao cadastrar uma licitação a central de compras passa a ter mais algumas opções na escolha na forma que a disputa ocorrerá, estes informações são definidas para o sistema no cadastro de cada um dos lotes de disputa (passo 3 no cadastro licitação):
• Disputa por valor percentual: O Compras Eletrônicas passa a disponibilizar além da opção de disputa por valor monetário (R$) a disputa por valor percentual (%), permitindo assim, por exemplo, em seu sistema a disputa pela “menor taxa administrativa”;
• Disputa por ordem crescente de lances: O Compras Eletrônicas passa a disponibilizar além da opção de disputa pelo menor valor ofertado, a disputa pelo maior valor ofertado, permitindo assim, por exemplo, em seu sistema a disputa pela “maior taxa de desconto”. Ambas as opções (crescente/decrescente) são válidas tanto nas disputas pelo valor monettilde;o válidas tanto nas disputas pelo valor monetário como nas disputas pelo valor percentual.

3. Pesquisa direta pelo nº. Edital

A pesquisa direta pelo nº. Edital, tanto nos portais como na área de acesso restrito, passou aceitar a busca parcial do número do edital, se para o literal pesquisado o sistema localizar mais de uma licitação com este número ou parte do número irá apresentar uma lista com as mesmas, se localizar uma única licitação irá direto para a página consulta “INFORMAÇÕES DA LICITAÇÃO”. Antes esta pesquisa exigia o edital informado por completo, do contrário não localizava a licitação.

4. Nova Consulta “Relação dos Fornecedores Notificados”

Foi disponibilizado no sistema uma consulta com a relação histórica dos fornecedores notificados por e-mail quando da publicação da licitação, esta consulta apresenta a opção de imprimir a página. Hoje o sistema envia esta relação ao pregoeiro e ao responsável pela central de compras quando da publicação da licitação no sistema, para que seja anexado ao processo físico, no entanto como o e-mail não é um meio com garantia de entrega (por exemplo servidor indisponível, caixa cheia, etc), a central de compras tem agora a opção de consultar ou extrair novamente estas informações via sistema.
• Esta consulta pode ser acessada a partir da página “INFORMAÇÕES DA LICITAÇÃO”, botão “Relação dos Fornecedores Notificados”.

5. Alteração logotipo (logomarca) da Central de Compras

Nova opção para que o próprio responsável pela Central de Compras possa atualizar o logotipo (logomarca) da sua central para exibição nos cabeçalhos da ata.
• Foi disponibilizado no menu “Outras Funções” > “Administrar sua empresa” > a opção “Alterar logotipo da Central de Compras”.

6. Alteração de leiaute na página de consulta “INFORMAÇÕES DA LICITAÇÃO”

Alteração no leiaute da página de consulta das informações da licitação.
• Na seção » LOTE foi eliminada a coluna “Detalhes:”, agora para acessar os detalhes de um respectivo lote, o usuário deve clicar no número do lote que deseja consultar (seção » LOTE, clique na coluna “Lote:” mais a esquerda da respectiva linha)
* Clique no lote para ver os detalhes

7. Alteração de leiaute na página de consulta “INFORMAÇÕES DO LOTE”

Alteração no leiaute da página de consulta das informações do lote.
• Otimização das informações atuais e disponibilização de novas informações nas seções “» IDENTIFICAÇÃO e “» DADOS DO LOTE”.
o unidade dos lances: valor monetário (R$) ou valor percentual (%);
o ordem dos lances: crescente ou decrescente;
• Para usuários com permissão cadastrar licitação e/ou realizar licitação, esta consulta apresenta nova seção “» VALOR REFERÊNCIA” com o valor total estimado para o lote informado no cadastro licitação (passo 3);
• Para o pregoeiro no quadro com os lotes, nova coluna “Propostas:” com a quantidade de proposta já enviadas para o lote de disputa;
• Nova seção “» NEGOCIAÇÃO PRÓXIMO CLASSIFICADO” com registro das desclassificações/inabilitações e agendamento da negociação com os próximos fornecedores melhor classificados;
• Alteração nome botão “Realizar pregão” para “Entrar nas salas de Disputa”:
o O sistema passa a controlar automaticamente as informações e ações (botões) disponibilizadas nesta página conforme as permissões do usuário (pregoeiro, equipe apoio, fornecedor, convidado), isto viabilizou ter no sistema apenas uma consulta com as informações do lote e um único ponto de entrada nas Salas de Disputas;
o Para os usuários disponibilizou sempre a mesma visão, seja entrando pela opção de “Pesquisar” , seja pela opção “Realizar (pregoeiro) /Participar (Fornecedor)”, na versão anterior as ações disponibilizadas (botões) eram diferenciadas o que as vezes gerava dificuldade, por exemplo, se entrasse pela opção de pesquisar o fornecedor não tinha o botão “Enviar proposta” para o lote, o mesmo para o pregoeiro na opção de pesquisar o sistema não disponibilizava o botão “Reagendar”.

8. Exclusão de “Licitações em Composição”

Nova funcionalidade que permite ao usuário excluir a licitação por completa enquanto em composição.
• Menu “Outras Funções > Licitações Eletrônicas > Licitações em Composição > clique no edital
o O sistema apresenta a página de consulta das informações da licitação
o Clique no botão “Excluir”, o sistema pede confirmação da exclusão.
o Na confirmação o sistema elimina as informações da licitação e de todos os seus lotes (elimina por completo o cadastro da licitação no sistema).

9. Alteração no leiaute da página “Sala de disputa”

• A sala de disputa passa a apresentar as informações:
o Disputa: <Valor Total / Valor Unitário>
o Ordem dos lances: <Crescente / Decrescente>
o Unidade dos lances: <Monetária (R$) / Percentual (%)>

10. Alteração no leiaute da página “Adjudicação do Lote”

• Ao clicar no botão "adjudicar", da sala de disputa, ao pregoeiro serão apresentados mais algumas informações do lote sendo adjudicado:
o Fornecedor vencedor
o CNPJ
o Valor negociado
o Unidade negociação: <Valor Total Lote / Valor Unitário Lote>

11. Consulta Gerenciais - “Economia por Lote”

• Melhorias na formatação das informações desta consulta;
• Para usuários da Central de Compras, esta consulta apresenta novas informações como por exemplo “Economia em relação ao valor referência do lote”. Para tanto faz-se necessário que o usuário ao cadastrar a licitação informe para cada lote o “Valor total estimado” para os mesmos (passo 3).


II - No módulo ADMINISTRAÇÃO – para setor cadastro CELIC


1.    Relação MATERIAIS, FORNECEDORES, USUÁRIOS, VALIDAR EMPRESA, HABILITAR FORNECEDOR:

• Ao selecionar a opção, as listas passam a ser apresentadas vazias e com o texto:
“Informe os critérios e clique no botão Pesquisar!”

Cadastro FORNECEDOR (setor cadastro CELIC), na opção novo usuário ou edição:
• Informação usuário certificado ou não, passou a ser obrigatória.
• Cruzamento automático fornecedor certificado exige código empresa no LIC.
• Perfis usuário responsável não são mais apresentados no cadastro responsável.
• Após cadastrar um novo usuário, selecionar a empresa e incluí-lo num perfil apropriado. Se a empresa ainda não foi validada o usuário será incluído na situação ‘Não validado’ e será ativado conjuntamente na validação da empresa.
• Sistema não aceita mais que o responsável pela empresa seja do tipo "convidado", obrigatoriamente tem que ser do tipo “fornecedor”.

2.    HABILITAR FORNECEDOR:

• Relação das empresas passou a listar somente empresas na situação "Ativa" ou "Pré-cadastrada" ou "Aguardando validação" antes permitia habilitar famílias para uma empresa “Excluída”;
• Liberado também a opção filtro pesquisa pela situação da empresa.


3.    VALIDAR EMPRESAS, somente para empresa FORNECEDOR:

• Informação usuário certificado ou não, passou a ser obrigatório a indicação desta informação, selecionar “sim” para as empresas certificadas (CFE) e “não” para as empresas cadastradas somente para participar das dispensas de licitações.
• Cruzamento automático fornecedor certificado x código empresa no LIC.
• A habilitação da empresa nas famílias certificadas deve ser feita agora ANTES da validação da empresa.
• Ao validar a empresa OK, o sistema automaticamente
- Ativa os usuários cadastrados para a mesma (situação: não validado > ativo)
- Atribuição perfil automático para responsável pela empresa, para os demais usuários da empresa ), será necessário incluí-los num perfil apropriado se ainda não foi feito a associação.
o Fornecedor (NOVO) , permite realizar as operações de enviar proposta, participar, cotar preços, etc.
o Fornecedor Administrador, permite administrar perfis e usuários de sua empresa.

INFORMAÇÕES DA EMPRESA
Tipo: Fornecedor
Certificado: <selecione>
..
Exemplo das mensagens exibidas:

Mensagem críticas (erro):
Informe se o fornecedor é certificado ou não
Fornecedor certificado deve ter o código de empresa.
Empresa sem família associada. Para que a empresa possa ser validada,habilite o fornecedor nas famílias certificadas.

Mensagem sucesso:
Empresa validada com sucesso.
Para que possa participar de licitações, ela deverá estar habilitada nas devidas famílias de materiais