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  • 21/04/2006 13:00

Novidades - Abril/2006: Atualização dos Portais - área de Acesso Restrito

Novidades liberadas em 21 de Abril/2006 na área de Acesso Restrito dos Portais de Compras Eletrônicas. <BR> <BR>Não deixe de conferir as novidades!

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Novidades liberadas em 21 de Abril/2006 na área de Acesso Restrito dos Portais de Compras  Eletrônicas

 

 1 - Inabilitação e negociação com próximo classificado na disputa pelo sistema

A desclassificação do fornecedor vencedor de um lote de disputa e a chamada do próximo classificado na disputa do lote passou a ser feita via Sistema de Compras Eletrônicas.

Nas situações que o pregoeiro julgar necessário a inabilitação do fornecedor, detentor da melhor oferta no encerramento da disputa, o mesmo efetuará este processo via sistema, ficando registrado em ata o motivo da inabilitação e a chamada do próximo fornecedor melhor classificado.
A chamada do próximo fornecedor melhor classificado é reagendada pelo pregoeiro via sistema, o fornecedor é notificado via e-mail da data/hora do reagendamento para que sua empresa negocie novamente o lote de disputa.
Este processo poderá ser repetido tantas vezes quanto necessário enquanto houverem outros fornecedores classificados na disputa e o objeto da licitação não tenha sido adjudicado a nenhum deles.
 
2 - Unidade de disputa do lote pelo "Valor unitário" ou pelo "Valor total" do lote
No sistema a página de envio da proposta eletrônica foi alterada, o fornecedor quando preencher sua proposta eletrônica terá que além de informar o valor total da sua proposta para o lote de disputa informar o valor unitário de cada item na planilha que o sistema passa a apresentar nesta mesma página.
Quando o usuário submeter sua proposta (botão enviar) o sistema automaticamente cruza os valores informados, sendo que, se o somatório dos valores unitários dos itens do lote, considerando as quantidades solicitadas, não for igual ao valor total ofertado para o lote, o sistema não aceitará o registro da proposta e notificará nesta página o fornecedor para que o mesmo proceda a correção e reenvie a sua proposta eletrônica.
Na fase de abertura de proposta o sistema apresenta ao administrador/pregoeiro, o valor total de cada proposta enviada para o lote de disputa, e a opção de consultar também a planilha que discrimina os valores unitários ofertados. Para iniciar a disputa o sistema passa a exigir que o administrador/pregoeiro defina a unidade de disputa para apresentação das propostas e envio de novos lances, a qual será informada na sala aos fornecedores assim que a sessão iniciar. Os novos lances, enviados pelos fornecedores classificados para a fase de disputa, deverão ser ofertados em conformidade com esta unidade.
Observação: para licitações cujo período de acolhimento de propostas estiver antes e após implantação desta nova versão do sistema (que implementa a obrigatoriedade de preenchimento da planilha com os valores unitários no envio proposta) e cuja unidade de disputa definida pelo administrador /pregoeiro ao iniciar a disputa for pelo valor “Unitário”, se o sistema não encontrar a planilha ele automaticamente passa a considerar o valor total proposta apresentado pelo fornecedor na sua declaração eletrônica, da mesma forma como já considerava anteriormente, em caso de necessidade de ajuste desta unidade o fornecedor terá que registrar novo lance pelo valor unitário.
 
3 - Obrigatoriedade da definição do tempo para envio de recurso ao Iniciar a Disputa
Na página para iniciar a sessão de disputa o pregoeiro/administrador passa obrigatoriamente a ter que definir previamente o tempo para envio de recurso antes de iniciar a sessão de disputa, do contrário o sistema não permitirá que o mesmo inicie a sessão.
Esta alteração visa dar maior transparência ao processo e melhorar a qualidade das informações aos participantes, visto que o sistema ao iniciar a disputa notifica os participantes, no quadro de mensagens enviadas (chat) da respectiva sala de disputa, qual o tempo previamente definido para envio de recursos após o término da sessão. Observação: durante a disputa se o pregoeiro/administrador julgar conveniente a todos alterar este tempo o mesmo poderá fazê-lo a qualquer momento, e o próprio sistema informará aos participantes, novamente no quadro de mensagens enviadas (chat) da respectiva sala de disputa, o novo tempo estabelecido.
 
4 - Bloqueio automático envio mensagens pelos participante ao término da disputa
O sistema passa a implementar o bloqueio automático de envio mensagens pelos participantes após o término da sessão de disputa, agora para permitir a troca de mensagem após o encerramento o pregoeiro tem que desabilitar o bloqueio.
Observação: antes o processo era inverso o pregoeiro tinha que comandar o bloqueio após o término.
 
5 - Disponibilizada a pesquisa direta pelo número do edital ou termo de dispensa (TD)
Semelhantemente ao que foi liberado na página Principal do portal, o usuário passa a ter na opção de “Pesquisa Licitações” da área de acesso restrita também a opção de localizar uma licitação ou dispensa eletrônica, publicada no mesmo, diretamente pelo nº. do Edital ou nº. do TD, independentemente da situação que a mesma se encontre.
 
6  -  A opção de “Realizar Licitação” passa a carregar por padrão as lista de Licitações do dia
Na página com a “Relação das Licitações a Realizar” o sistema passou a carregar por padrão as licitações agendadas para o dia, no caso do usuário querer pesquisar outra data ele terá que reaplicar o filtro desejado para a data desejada ou limpar o campo correspondente de seleção.
 
7  -  Página para Administração do Fórum Licitações
Para os responsáveis pelos processos licitatórios (pregoeiros/administradores) o sistema passou a disponibilizar uma nova ferramenta de administração de Fórum para que o mesmo administre o fórum público de Perguntas/Respostas para as licitações de sua Central de Compras.
O pregoeiro/administrador será o moderador das “Perguntas” e esclarecimentos postados para um tópico da licitação e poderá postar “Respostas” públicas aos interessados.
 
8  -  Sinalização de Licitação para Registro de Preço
Agora no cadastramento da licitação é possível indicar se a licitação é para Registro de Preço, no passo 1 do cadastramento o sistema permite sinalizar se a “Licitação se destina a registro de preço?”. Esta implementação permitirá que os relatórios gerenciais das compras efetuadas possam listar e/ou separar estas licitações das demais.
 
9 - Iniciar a disputa de lotes simultâneos de uma mesma licitação ao iniciar o primeiro
Quando houverem vários lotes para uma mesma licitação, agendados para o mesmo dia e horários de início de disputa, foi liberado no sistema a opção que permite ao pregoeiro iniciar simultaneamente todos os lotes em um único momento. Assim ao iniciar o primeiro lote para a data e hora o sistema disponibilizará para o pregoeiro a opção de iniciar todos os outros lotes de mesma data e hora ou não.