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  • 07/02/2013 16:30

O Compras Eletrônicas liberará nova versão do sistema hoje ao final da tarde.

Esta é mais uma etapa no processo de modernização do sistema, novas interfaces par a pesquisa, área de trabalho do usuário e outras novidades.



O que há de novo nesta versão?

Novas funcionalidades e novas interfaces de pesquisa.

As novas interfaces são integradas com os novos padrões definidos para o sistema, já utilizados na sala de disputa e no quadro resumo das disputas.

1) PREGÃO PRESENCIAL – Discriminar Valores Unitários: somente para usuários de centrais de compras, obrigatoriedade da discriminação dos valores unitários para declarar o vencedor e adjudicar o lote de um pregão presencial.

O que mudou?

Novo botão na Sala de Pregão presencial para lotes com mais de 1 item : "Discriminar Valores Unitários".
A discriminação dos valores unitários somente é requerida para lotes com mais de 1 item, para lotes com um único item o próprio sistema calculo o preço unitário a partir da proposta global aceita para o lote.

Na sala de pregão presencial quem registra os valores unitários da proposta de preço discriminada pelo fornecedor é o operador (pregoeiro responsável pela sessão).

Se o pregoeiro tentar declarar o vencedor e adjudicar sem discriminar os preços unitários para a proposta de preço global aceita para o lote o sistema exibe mensagem erro e não libera a operação: Os preços unitários ainda não foram especificados pelo Fornecedor!

2) PÁGINA INICIAL - Guia Editais: para todos os usuários.
A página inicial de trabalho do usuário, na área restrita do sistema, foi modernizada e disponibiliza, na guia “Editais”, além das atuais funcionalidades, nova opção para o usuário localizar os editais publicados no portal pela “Pesquisa Avançada”.

O que mudou?

- Pesquisa Rápida: opção anterior de pesquisa disponibilizada a todos os usuários, permanece disponível para uso.

Permite que usuário localize os editais de seu interesse diretamente pelo número do edital, ou pelo número do processo, ou ainda pela situação do edital ou de seus lotes (agendados, encerrados, adjudicados, etc.).

Quando utilizar?

O usuário conhece o número do Edital.

O usuário conhece o número do processo.

O usuário procura por uma situação específica do andamento dos lotes ou dos editais.

- Pesquisa Avançada: nova opção disponível a todos os usuários, permite que o usuário localize os editais por diversos critérios de pesquisa.de seu interesse, refinando sua busca com a aplicação de outros filtros combinados.

Quando utilizar?

O usuário deseja filtrar a sua pesquisa por um dos critérios disponibilizados (linhas de fornecimento específicas - Famílias/Subfamílias, objeto, editais de Registro de Preço e/ou outros filtros disponibilizados na página de pesquisa).

- Participar: opção para usuários de empresas Fornecedoras, com perfil para ofertar lances em nome da empresa, permanece disponível para uso.

A opção “Participar” apresenta ao usuário somente a lista com os editais para os quais a sua empresa registrou propostas (com proposta registrada em pelo menos um dos seus lotes).

Enviar Proposta: opção para usuários de empresas Fornecedoras, com perfil para enviar proposta em nome da empresa, permanece disponível para uso.

A opção de “Enviar Proposta”, foi alterada para facilitar a localização de editais recebendo proposta.

A nova consulta apresenta somente a lista com os editais para os quais a empresa pode registrar proposta no momento da pesquisa.(prazo aberto). Os editais com prazo por abrir ou os editais com prazo de recebimento de propostas encerrado não são mais apresentados nesta opção, o usuário deve utilizar a “Pesquisa Avançada” ou a “Pesquisa Rápida” para localizar os editais com lotes agendados com prazo encerrado ou por abrir.

Realizar: opção para usuários de centrais de compras, com permissão de realizar os editais, permanece disponível para uso.

A opção “Realizar” foi alterada, apresenta agora, por padrão, os editais com data de abertura da sessão prevista até a data do dia.

- Editais do dia: com data de abertura prevista para o dia permanecem sendo são apresentados em destaque (negrito).

- Editais com sessão pendente, agendados para datas anteriores ao dia: agendados e com abertura pendente até a data são sinalizados com imagem informativa, "(i)" indicando ao usuário que o respectivo edital está com "Abertura de sessão pendente".

3) LISTA DE EDITAIS localizados :

O resultado da pesquisa aos editais, por qualquer uma das opções de pesquisa acima utilizada pelo usuário, é apresentado numa nova interface.

O que mudou?

A nova página de consulta apresenta ao usuário a relação dos editais localizados pela sua pesquisa inicial e mais as opções de filtro para o usuário refinar sua pesquisa caso a mesma retorne uma lista muito extensa.

A nova interface também apresenta o número do “Processo” na lista e permite que o usuário visualize a lista com o resultado de sua pesquisa reordenando-a pela data de realização (data prevista para abertura da sessão).

Este novo leiaute e funcionalidades foram aplicados em todas as listas de pesquisas: opção de Pesquisa Rápida, Pesquisa Avançada, Participar, Enviar Proposta, Realizar e Homologar.

Se o usuário clicar na coluna ’Data de Realização" o sistema reordena a lista pelas datas registradas.

(^) Data de Realização: informa que a lista está apresentada em ordem crescente da data prevista para abertura da sessão (da menor data para a maior data).

(v) Data de Realização: informa que a lista está apresentada em ordem decrescente da data prevista para abertura da sessão (da maior data para a menor data).

4) PÁGINA INICIAL- Guia Personalizar:

Novas interfaces para as opções disponibilizadas na guia “Personalizar” para o usuário administrar seus dados pessoais e alterar a senha eletrônica registrada.

O que mudou?

- Dados Pessoais: nova interface para alteração dos dados pessoais do usuário.

- Alteração de Senha: nova interface para alteração de senha, a nova página de alteração de senha controla e informa ao usuário a força da nova senha digitada.

Para aumentar a segurança dos usuários, novas regras para formação da senha são exigidas, no mínimo 6 caracteres, não pode ter caracteres em sequência (123, abc, 456, ...) não pode ter parte dos dados pessoais do usuário (parte nome, CPF, e-mail, ...).

5) LOGIN:

Alteração do aviso de segurança para os usuários, informando os navegadores homologados para uso do sistema.

O que mudou?

- IE7: Adição de aviso de incompatibilidade para usuários de IE7, em breve o IE7 não será mais aceito para uso pelo sistema de Compras RS.

- Google Chrome: navegador Chrome passa a ser homologado para uso pelo sistema de Compras RS.


AVISO DE SEGURANÇA: Navegador sem suporte

Em breve o Internet Explorer 7.0 não receberá mais suporte, recomendamos atualizar para uma versão mais recente ou adotar outro navegador de internet, mais moderno e com suporte, como o Mozilla Firefox ou o Google Chrome.

Estão homologados para utilização do sistema os navegadores Internet Explorer 8.0, Mozilla Firefox 3.6 e Google Chrome 15, e suas respectivas versões superiores.

6) Novo Serviço Web (Web Ser vice Oferta): somente para s Centrais de Compras.

O novo serviço disponibilizará economia e agilidade no cadastramento de ofertas a serem publicadas nos portais e o retorno do resultado dos processos realizados no Sistema de Compras RS, após sua homologação, aos seus sistemas de origem para emprenho, liquidação, pagamento e controles.

O projeto piloto de integração será com o sistema ERP em uso pelo Tribunal de Justiça do Estado – TJ/RS, com previsão de implantação nos primeiros meses de 2013.

Outros órgãos, que realizam as suas compras eletrônicas pelo portal Pregão Online Banrisul, que tenham interesse em adicionar mais este serviço em seu convênio, devem entrar em contato direto com a Unidade de Governos do Banco.

Para informações adicionais, entre em contato com a Central de Atendimento ao usuário pelo número publicado na página inicial dos portais.

Esta é mais uma etapa no processo de modernização do sistema.
Esperamos que você goste dos recursos disponibilizados nesta versão.


Atenciosamente,
Sistema de Compras Eletrônicas