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  • 27/06/2012 08:00

Criação da Central de Licitações RS - CELIC (transformação da CECOM)

Decreto que institui criação da Central de Licitações é publicado no Diário Oficial - DECRETO N.º 49.291, DE 26 DE JUNHO DE 2012 (publicado no DOE nº 123, de 27 de junho de 2012).

 

DECRETO N.º 49.291, DE 26 DE JUNHO DE 2012.
(publicado no DOE nº 123, de 27 de junho de 2012)

 

O Diário Oficial do Estado (DOE), traz em sua edição desta quarta-feira (27), o decreto que institui a criação da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic). A nova estrutura, vinculada à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), tem como finalidade realizar procedimentos licitatórios, bem como executar a política de compras no âmbito da Administração Pública Estadual.

A mudança estrutural permite um melhor controle de licitações e contratos, buscando nas empresas prestadoras de serviços, responsabilidade social e sustentabilidade. A titular da SARH, Stela Farias, entende que o órgão deve apresentar-se como modelo de planejamento e de incentivo a investimentos, não sendo, apenas, um mero encaminhador de licitações. "A readequação é justificada pela ampliação da abrangência da Central de Licitações, que hoje é responsável direta pelo Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas (Fornecer).

Além deste, outros programas considerados estratégicos para o desenvolvimento do Estado têm na Celic uma etapa importante, que requer celeridade e controle. A reestruturação também estabelece novos parâmetros para as compras públicas, com critérios que estejam relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social das empresas" afirmou Stela.

Além disso, conforme esclarece a subsecretária da Celic, Nizani Torres, a mudança estrutural é de fundamental importância para o Estado, visto que, com ela, "busca-se melhorar o manejo de licitações e a gestão de contratos. Com isso, temos maior transparência e controle público dos certames licitatórios, incrementar a inteligência, com agregação de capacidade técnica em áreas afins a licitações e valorização dos servidores de provimento efetivo", destacou.

A Celic possui a seguinte organização:

- Assessoria Jurídica;

- Assessoria Técnica;

- Comissão Permanente de Licitações;

- Departamento de Planejamento de Licitações;

- Departamento de Licitações Centralizadas;

- Departamento de Licitações Descentralizadas;

- Departamento de Gestão de Contrato e;

- Departamento Administrativo.

Texto: Rodrigo Machado

Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Fonte: JusBrasil