A Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas (CORAG) foi criada em 11 de setembro de 1973 e atualmente está vinculada à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, mas a sua história enquanto órgão de divulgação de atos oficiais nos remete ao século 19, quando da criação da empresa o jornal A Federação, no ano de 1883.
A CORAG está localizada em Porto Alegre e dispõe de um parque gráfico com mais de 10 mil metros quadrados, totalmente informatizado. A empresa optou pela utilização do Portal de Compras do Banrisul e, consequentemente, passou a realizar o sistema de pregão eletrônico desde outubro de 2007.
Atualmente, no comando das licitações da empresa está a Pregoeira, Maria Beatriz Pereira, chamada carinhosamente pelos colegas de trabalho como “Bea”. Ela é a nossa entrevistada deste mês de maio.
Pregão Online Banrisul - a inserção da modalidade pregão eletrônico às atividades de compras do Setor Público promoveu, segundo alguns defensores da modalidade, uma inovação na maneira e nas práticas em relação às licitações tradicionais. Como você define esta inovação?
BEA: a inovação é tecnológica, pois, anteriormente, a forma de comunicação com os licitantes era feita somente através de publicações em jornais. Atualmente, nos procedimentos licitatórios que utilizam os recursos da internet, especialmente, na modalidade Pregão Eletrônico, os procedimentos são feitos com mais rapidez, além de elevar a quantidade de participantes e fornecedores, oportunizando uma disputa de preços infinitamente maior.
Pregão Online Banrisul - Quais as vantagens ou desvantagens que você destaca na utilização da modalidade pregão eletrônico e o que mudou na rotina diária em comparação as outras modalidades licitatórias?
BEA: no meu ponto de vista não existem desvantagens. Por outro lado, as vantagens são inúmeras. Com efeito, o procedimento licitatório tornou-se mais rápido e os prazos são mais reduzidos. Ademais, o fato de gerar uma ata a cada negociação realizada, tornou o procedimento de compra mais transparente, já que todos os diálogos ficam registrados. O que mudou na minha rotina de trabalho foi o fato de que, ao realizarem-se outras modalidades de licitações, tanto nas Tomadas de Preços quanto nos Convites, existia uma situação de certa forma engessada. Isto porque os licitantes limitavam-se a entregar suas propostas em envelopes fechados. Não existia a disputa de preços que o Pregão Eletrônico proporciona. Neste tipo de procedimento licitatório, através de uma maior negociação, o fornecedor acaba melhorando o seu preço, até o limite de suas condições comerciais, gerando, a toda evidência, melhores negócios para a Administração Pública.
Pregão Online Banrisul - O que significa exercer a função de pregoeiro da CORAG?
BEA: significa comprometimento e responsabilidade. Em outros tipos de procedimentos licitatórios, o exame de toda a documentação e consequente decisão acerca do licitante vencedor, constitui-se em responsabilidade da Comissão de Licitações. No Pregão Eletrônico, todas estas tarefas passaram a ser compromisso exclusivo do Pregoeiro, que se responsabiliza não só pelo exame da documentação, mas também por toda a negociação, e consequente decisão.
Pregão Online Banrisul - o que você entende que possa ser melhorado ou precise ser implantado no aplicativo do pregão eletrônico para facilitar a compra do dia-a-dia?
BEA: talvez o acréscimo de mais famílias de produtos fosse um aspecto importante a ser considerado. Parece-me, ainda, que fosse interessante adjudicar e homologar os Pregões Eletrônicos por lotes e não em sua totalidade, visto que inúmeras vezes são necessário reagendar apenas um lote, ficando, assim, prejudicada a conclusão do procedimento.
Pregão Online Banrisul - quais os benefícios e/ou dificuldades em fazer compras através de sistema eletrônico, via internet?
BEA: os benefícios são agilidade, maior competitividade e melhor negociação de preços. Por outro lado, tratando-se de um procedimento eletrônico, qualquer pane elétrica ou dificuldade no sistema pode gerar prejuízos para a realização do certame.
Diretor-Presidente da CORAG: Luciano de Oliveira da Silva
*Fonte:www.corag.rs.gov.br