.
Descrição das alterações liberadas nesta versão:
1. Pregão Presencial, novas funcionalidades
O Compras Eletrônicas disponibilizou em NOV/2006 a modalidade de “Pregão Presencial” em seu sistema, com isto as licitações nesta modalidade passaram a ter registro em meio eletrônico, integrado as demais modalidades de compras eletrônicas já implantadas. Nesta nova versão do sistema foram liberadas mais algumas funcionalidades para esta modalidade como:
Disponibilizada a Ata Eletrônica gerada automaticamente pelo sistema ao término da sessão, adjudicação e homologação.
Volta de fase, permitindo ao pregoeiro corrigir algum eventual engano de registro sem comprometer a sessão.
Cadastro da equipe de apoio que acompanha a sessão para registro e apresentação em ata.
Cadastro informações complementares que vão aparecer em ATA.
1. Pregão Presencial, novas funcionalidades
O Compras Eletrônicas disponibilizou em NOV/2006 a modalidade de “Pregão Presencial” em seu sistema, com isto as licitações nesta modalidade passaram a ter registro em meio eletrônico, integrado as demais modalidades de compras eletrônicas já implantadas. Nesta nova versão do sistema foram liberadas mais algumas funcionalidades para esta modalidade como:
Disponibilizada a Ata Eletrônica gerada automaticamente pelo sistema ao término da sessão, adjudicação e homologação.
Volta de fase, permitindo ao pregoeiro corrigir algum eventual engano de registro sem comprometer a sessão.
Cadastro da equipe de apoio que acompanha a sessão para registro e apresentação em ata.
Cadastro informações complementares que vão aparecer em ATA.
2. Propostas/Lances com até 6 casas decimais
Nesta nova versão o sistema disponibiliza ao usuário, no cadastro da licitação ou da dispensa de licitação, a possibilidade de definir a quantidade de casas decimais para as propostas/lances a serem ofertados para o lote de disputa.
As páginas apresentadas ao fornecedor para envio de proposta e participação (oferta de lances e negociação) são automaticamente ajustadas pelo sistema para recebimento e registro dos valores de acordo com a quantidade de casas decimais definidas para o lote de disputa.
A opção de definir a quantidade de casas decimais está disponível tanto para lotes de disputa em valores percentuais (taxas, %) como para disputas em valores monetários (R$, valor unitário).
3. Volta de Fase para Licitações e Dispensas
Nesta nova versão o sistema disponibiliza ao pregoeiro/administrador a opção de retornar um lote de disputa para a fase de encerramento após ter adjudicado ou não adjudicado o mesmo em meio eletrônico.
A operação de volta de fase do lote de disputa fica registrada em ata: responsável, data/hora e motivo da anulação da fase atual.
Por exemplo: nas situações que ocorrem hoje quando o administrador/pregoeiro já adjudicou um lote, no entanto o fornecedor vencedor apresenta problemas com a documentação, material entregue ou outro motivo qualquer, o mesmo passa a ter a opção de retornar para a fase de encerrado, desclassificar/inabilitar o fornecedor atual e chamar o próximo fornecedor melhor classificado no lote de disputa.
Para voltar a fase do lote para encerrado o pregoeiro/administrador deverá entrar na página Informações do Lote e clicar no botão “Voltar Situação do Lote”, o sistema apresentará uma página com as informações e situação atual do lote e solicitará motivação e confirmação da operação ao usuário. No caso da licitação já ter sido homologada eletronicamente o sistema também anulará a homologação na mesma operação.
Nesta nova versão o sistema disponibiliza ao pregoeiro/administrador a opção de retornar um lote de disputa para a fase de encerramento após ter adjudicado ou não adjudicado o mesmo em meio eletrônico.
A operação de volta de fase do lote de disputa fica registrada em ata: responsável, data/hora e motivo da anulação da fase atual.
Por exemplo: nas situações que ocorrem hoje quando o administrador/pregoeiro já adjudicou um lote, no entanto o fornecedor vencedor apresenta problemas com a documentação, material entregue ou outro motivo qualquer, o mesmo passa a ter a opção de retornar para a fase de encerrado, desclassificar/inabilitar o fornecedor atual e chamar o próximo fornecedor melhor classificado no lote de disputa.
Para voltar a fase do lote para encerrado o pregoeiro/administrador deverá entrar na página Informações do Lote e clicar no botão “Voltar Situação do Lote”, o sistema apresentará uma página com as informações e situação atual do lote e solicitará motivação e confirmação da operação ao usuário. No caso da licitação já ter sido homologada eletronicamente o sistema também anulará a homologação na mesma operação.
4. Reclassificação de Proposta
Nesta nova versão o sistema disponibiliza ao pregoeiro/administrador a opção de reclassificar uma proposta desclassificada indevidamente em meio eletrônico.
A opção de reclassificação pode ser feita na fase de abertura de proposta quando o pregoeiro/administrador tiver no próprio procedimento de abertura a necessidade de reclassificar uma desclassificação indevidamente, ou mesmo quando já tiver iniciado a sessão de disputa , para tanto o mesmo deverá primeiramente suspender a disputa e reagendá-la novamente que ao reiniciar a disputa o sistema apresentará novamente a página ao mesmo com a opção de reclassificar propostas.
A reclassificação de uma proposta cujos lances, também foram desclassificados juntamente com a proposta, resultará na reclassificação automática também destes lances.
5. Opção de negociação para Dispensas
Nesta nova versão o sistema disponibiliza ao administrador a opção de, também numa dispensa de licitação sem disputa, negociar o valor cotado com o fornecedor com melhor proposta classificada.
Alteração procedimentos para dispensa de licitação, agora o administrador entra na sala do lote para abrir propostas, encerrar, adjudicar/não adjudicar, negociar, chamar próximo classificado, assim como já ocorre para as modalidades de licitação. Agora o administrador deve clicar no botão “Entrar nas Salas de Disputa” para entrar na sala do lote de uma dispensa.
Para negociar com o fornecedor com melhor proposta classificada, o administrador entra na sala do lote e sinaliza a opção de “[X] Negociação”, com isto o sistema abre uma sessão de negociação com o fornecedor o qual também tem que entrar na sala do lote e ofertar novo valor.
6. Nova consulta Totais Negociados
Nesta nova versão o sistema disponibiliza nova consulta com os “Totais Negociados” por data para a Central de Compras.
Esta opção fica disponível somente para os usuários de Centrais de Compras, com permissão de acesso as consultas gerenciais. Para acessar a consulta o usuário deve clicar no menu “Outras Funções > Início > Consultas Gerenciais > Totais negociados”.
A opção de impressão é por página consultada, não imprime o relatório completo.
7. Leiaute da Sala de Disputa
Alteração no leiaute da página da Sala de Disputa do lote.
Otimização das informações atuais e disponibilização de novas informações (identificação do lote no cabeçalho, situação, horários, opções da disputa (ordem lances, etc), sinalização fornecedor vencedor após encerramento (CNPJ, valor).
Alteração no leiaute da página da Sala de Disputa do lote.
Otimização das informações atuais e disponibilização de novas informações (identificação do lote no cabeçalho, situação, horários, opções da disputa (ordem lances, etc), sinalização fornecedor vencedor após encerramento (CNPJ, valor).
8. Cadastro do lote, funcionalidade para copiar datas do último lote cadastrado
Nesta nova versão o sistema disponibiliza no cadastro do LOTE da licitação ( passo 2) a opção de copiar as datas do último lote cadastrado para a licitação/dispensa.
Esta opção fica disponível somente para os usuários de Centrais de Compras, com permissão de cadastrar licitação/dispensa, no cadastro dos lotes subsequentes.
Ao cadastrar/editar um lote, para copiar as datas do último lote cadastrado, o usuário deve clicar no botão “copiar datas”. Este botão somente é disponibilizado quando o usuário já cadastrou pelo menos 1 lote.
Atenção: o lote somente fica cadastrado/atualizado quando o usuário avança no cadastramento, se utilizar a opção de voltar a inclusão/alteração não é efetuada.
Nesta nova versão o sistema disponibiliza no cadastro do LOTE da licitação ( passo 2) a opção de copiar as datas do último lote cadastrado para a licitação/dispensa.
Esta opção fica disponível somente para os usuários de Centrais de Compras, com permissão de cadastrar licitação/dispensa, no cadastro dos lotes subsequentes.
Ao cadastrar/editar um lote, para copiar as datas do último lote cadastrado, o usuário deve clicar no botão “copiar datas”. Este botão somente é disponibilizado quando o usuário já cadastrou pelo menos 1 lote.
Atenção: o lote somente fica cadastrado/atualizado quando o usuário avança no cadastramento, se utilizar a opção de voltar a inclusão/alteração não é efetuada.
9. Edição Licitação agendada para publicação ou publicada, será necessário republicá-la no sistema após alterá-la
Nesta nova versão do sistema se o usuário editar uma licitação (licitação ou dispensa) agendada para publicação ou já publicada (ainda não recebendo propostas), e for incluir/alterar/excluir um de seu lotes o sistema solicitará a confirmação da operação, em caso de confirmação o sistema passará a situação da licitação e seus lotes para “Em composição” (elimina o registro da publicação), e após proceder todas as alterações desejadas o usuário necessitará republicá-la (avançar até o passo 7 do cadastro e informar novamente a data publicação no Diário Oficial e o Administrador Responsável).
Com isto a licitação ficará indisponível para o público até nova publicação evitando consulta e envio de proposta durante a alteração.
Quando a alteração não requer republicação no Diário Oficial, for somente para corrigir algum erro no cadastro da licitação no sistema eletrônico (edital publicado estiver correto) a data de publicação poderá ser a original na nova publicação no sistema.
Os fornecedores habilitados nas famílias informadas nos lotes serão notificados quando da nova publicação.
Nesta nova versão do sistema se o usuário editar uma licitação (licitação ou dispensa) agendada para publicação ou já publicada (ainda não recebendo propostas), e for incluir/alterar/excluir um de seu lotes o sistema solicitará a confirmação da operação, em caso de confirmação o sistema passará a situação da licitação e seus lotes para “Em composição” (elimina o registro da publicação), e após proceder todas as alterações desejadas o usuário necessitará republicá-la (avançar até o passo 7 do cadastro e informar novamente a data publicação no Diário Oficial e o Administrador Responsável).
Com isto a licitação ficará indisponível para o público até nova publicação evitando consulta e envio de proposta durante a alteração.
Quando a alteração não requer republicação no Diário Oficial, for somente para corrigir algum erro no cadastro da licitação no sistema eletrônico (edital publicado estiver correto) a data de publicação poderá ser a original na nova publicação no sistema.
Os fornecedores habilitados nas famílias informadas nos lotes serão notificados quando da nova publicação.
10. Reagendamento de lote para uma licitação já publicada, envio de e-mail automático aos fornecedores
Nesta nova versão do sistema se adminsitrador/pregoeiro o reagendar o lote de uma licitação já publicada o sistema enviará automaticamente e-mails aos forncedores.
Se no reagendamento o lote já encerrou o prazo para recebimento de propostas, e-mails serão enviados somente aos fornecedores que enviaram propostas. Se o prazo para recebimento de propostas ainda estiver em aberto e-mails serão enviados a todos os fornecedores habilitados nas famílias informadas no lote.
Atenção: para a mensagem enviada ao usuário quando a operação é efetuada com sucesso, o sistema notifica para quais fornecedores foi enviado e-mail.